protecao-contra-raios

Você sabe para que serve o SPDA?

A importância do SPDA

spdaO Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA, mais conhecido como para-raios, serve para evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas que podem ocasionar explosões, incêndios, danos materiais, ou causar também risco de vida tanto para pessoas quanto animais. Regulamentada pela ABNT de acordo com a Norma 5419/2015, a instalação do SPDA é uma exigência do Corpo de Bombeiros.

As exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros quanto ao uso do SPDA são válidas para edificações, estabelecimentos industriais ou comerciais com mais de 1500 m2 de área construída, edificação que possuem mais de 30 metros de altura, áreas que funcionam como depósitos de explosivos e inflamáveis, e também outras edificações que ficam a critério do Corpo de Bombeiros, de acordo com a periculosidade por eles constatada, devendo ser obedecido todos os critérios de confiabilidade e de segurança.

Instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

A instalação do sistema deve ser realizada por uma empresa especializada em SPDA, sendo que, deve estar de acordo com todos os requisitos de segurança que qualquer atividade exige, como: trabalhadores legalmente registrados e habilitados, encargos sociais em dia, etc, bem como todas as determinações e exigências de segurança do trabalho deverão estar em dia, isto é, treinamento de segurança em eletricidade (NR10), treinamento específico para trabalhos em altura (NR35), dentre outros.

Todos os trabalhadores deverão utilizar os EPI’s adequados a cada atividade, e a empresa precisará realizar um estudo preliminar de risco apresentando medidas preventivas de segurança. Para finalizar, a fiscalização dos serviços deve ser realizada de modo permantente durante toda sua execução.

instalacao-spda

Manutenção e fiscalização

Deve ser realizado o controle da qualidade com a especificação correta, no projeto, nos materiais com as características previstas na norma. De modo a evitar problemas legais e também o retrabalho, todos os materiais deverão ser vistoriados e conferidos de forma rigorosa.

As inspeções visuais realizadas nos SPDA’s devem ser anuais e completas de acordo com o nível de proteção requerido. Nestas inspeções, se constatado a presença de alguma irregularidade, as mesmas deverão ser imediatamente corrigidas de modo a garantir a eficiência do sistema.

Vantagens

Além de oferecer proteção e segurança, estes dispositivos também criam relatórios com detalhes e revisões do aterramento elétrico, denominados de laudos de SPDA.

Os laudos são importantes para prevenção de acidentes e riscos, controle e na indenização. Entenda melhor abaixo:

Prevenção: Os laudos de SPDA ajudam a evitar possíveis erros existentes na infraestrutura, removendo os riscos de descargas atmosféricas que possam causar grandes prejuízos;

Controle: Os laudos também fornecem dados sobre a instalação correta dos equipamentos, auxiliando na proteção do local e também da sociedade.

Indenização: Os casos de indenização só serão pagos se constatados nos laudos SPDA defeitos no equipamento, e não na instalação ou manutenção.

Conclusão

O SPDA não garante uma proteção 100% segura, mas é comprovado que a utilização desses dispositivos reduzem os riscos e a probabilidade de danos nos equipamentos, nas instalações e na infraestutura física quando estas são atingidas.

Você sabe de mais alguma informação sobre os SPDA’s? Comente abaixo.